domingo, 13 de junho de 2010

Sugestões que o ajudarão a melhorar o seu ensino



Relacionamos aqui algumas sugetões simples que o ajudarão
a melhorar o seu ensino. Se não acredita, faça uma experiência!

1. Preparação - Dedique o máximo de tempo possível à preparação das lições, procurando relacioná-las com os interesses e necessidades dos seus alunos. Coloque a lição ao nível das crianças, levando em consideração o lugar onde vivem (zona rural, cidade grande ou bairro industrial) e as suas conseqüentes experiências.

2. O lugar onde ensina - Faça da sua sala, ou do cantinho onde a sua classe se reúne, um lugar inspirador. Para isto ele deve ser limpo e bonito. Cuide para que não haja teias de arranha no teto e nas paredes; retire tudo que não haja utilidade para funcionamento da classe; velhos armários, quadros, caixas, coisas inúteis. Use flores naturais ( pode fazer jarras de vidros de geléia decorados com decalques), vasinhos com plantas (pode pintar latinhas vazias e usá-las como vasos). Será que podia ter um aquário com um ou dois peixinhos?... E fazer um pequeno “museu”? Numa prateleira ou mesmo uma mesinha, colocariam “belezas da natureza” que as crianças fossem trazendo: borboletas, pedras, conchas, ninhos abandonados, etc. Coisas vivas embelezam o ambiente e o “museu” ensina preciosas lições...

3. Conhecendo as suas “ovelhas” - Certa vez Jesus disse: “Conheço as minhas ovelhas e delas sou conhecido”(João 10.14 ). E você, professor, conhece as suas? O que você sabe sobre as crianças que ensina? É indispensável conhecê-las para poder ensinar-lhes. Tenha uma caderneta com as seguintes informações sobre cada criança: Nome, idade, adiantamento escolar, aniversário, endereço, nome dos pais (são evangélicos?) e outras informações que julgar necessárias. Tenha sempre este caderninho à mão.

4. A Escola Dominical e o lar trabalham juntos - Aproveite o começo de trimestre e procure envolver os pais nas atividades da classe. Seria ótimo se pudesse ter um encontro com os pais (ou só com as mães se for mais fácil). Peça-lhes para ajudar as crianças a recordar as lições que aprendem no domingo na Escola Dominical, fazendo os trabalhinhos e respondendo às perguntas da lição. Sugira-lhes também que usem as leituras bíblicas. Se não for possível este encontro, faça uma visitinha à classe dos adultos, e fale sobre o assunto.

5. “O que eu ouço, esqueço...o que eu vejo, lembro...o que eu faço apreendo” - A parte “atividades” no programa da lição não é apenas “desenhar” ou “recortar figuras de revistas velhas”. Pode ser desenhar e recortar figuras para fazer um cartaz ou mural, com uma finalidade sempre de acordo com a lição. Deixe as criança fazerem, elas mesmas, o trabalho. Não é importante a qualidade do que fizerem. não se espera “obra de arte”, mas que elas se expressem criativamente.

reja Metodista / DNTC - Departamento Nacional de Trabalho com Crianças. Copyright 2005 ® todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário